• Portugues
  • English
  • Spanish
  • Italian
  • Deutsch
  • French

O Artista

Sobre Gérson Guerreiro

Gérson Guerreiro - Artista Plástico Natural de Juazeiro-Bahia, Brasil é Artista Plástico, Professor e Pesquisador, Pós-Graduado em História da Arte com formação acadêmica em Artes Visuais pela Faculdade de Belas Artes de São Paulo.
Como Professor e Pesquisador desenvolve estudos sobre a relação Artes Visuais, Sociedade e Instituições em determinados períodos da História da Humanidade e também desenvolve pesquisas e experimentações sobre Técnicas, Suportes e Materiais Expressivos em Artes Visuais.
Foram os olhos de menino atento e curioso que fizeram Gérson Guerreiro, descobrir o desejo de ser artista. Ainda pequeno, as peças trabalhadas em couro por seu avô materno, artesão, despertaram a curiosidade e a vontade de criar formas e desenhos através da imitação. O povo, as tradições, os usos e costumes, a simplicidade, as expressões e os tipos da cultura popular brasileira principalmente a nordestina, foi a primeira influência de seus trabalhos e veio do berço familiar, com experiências e ensinamentos vivenciados junto á seus pais e a seus avós. Mais tarde, já na Faculdade, o universo da arte e da cultura erudita ampliou-lhe os horizontes e agregou conceitos em seus trabalhos que cita Van Gogh, Joan Miró, Henri Matisse e Wassily Kandinsky como alguns dos muitos nomes que o inspiram.
Guerreiro Iniciou sua carreira artística profissional em 1997. Movido por uma inquietação e o desejo de buscar novos caminhos para a forma de trabalhar pintura sobre tela, em 2008 criou e em 2010 registrou a técnica denominada Touch Mind Art. Técnica de pintura acrílico sobre tela com pontos em dimensão que provocam sensações e a visão do observador.
Com essa técnica Touch que significa toque, contato e Mind que quer dizer mente, alma, lembrança, sua arte tem como proposta expressar ideias, sentimentos, visão sobre o mundo e levar o observador a tocar com a mente, tocar a mente, tocar as emoções, tocar os sentidos e estabelecer o propósito maior da arte que é a comunicação.
Além do modo diferenciado de compor com pontos em dimensão que delineia as formas e define as cores, Em suas criações, para pintar dispensa o uso de pinceis e utiliza somente os dedos, usa tinta espessa sem misturas e não prioriza o aspecto liso homogêneo da superfície. Outro fato que chama atenção em sua obra é a maneira como brinca com as cores fortes, com o espaço, com os planos, em que muitas vezes estabelece uma linha tênue entre o plano bidimensional e o tridimensional brincando com a perspectiva, além da forma como representa a natureza, os objetos, e os seres surpreendidos em suas ações, através de silhuetas em preto que instigam a imaginação do observador.
O colorido de sua arte sofreu influência dos vitrais religiosos das catedrais da era medieval, período Gótico. A temática de suas pinturas retrata temas universais, regionais, o cotidiano, os sentimentos... “ a Vida” – como ele mesmo define.
Com trabalho, singular e de grande expressividade, reconhecido no Brasil e no exterior, participação em Mostras Internacionais, hoje suas obras estão presentes em diversos estados do Brasil além de países como Venezuela, Colômbia, Chile, Portugal, Espanha, Holanda Itália, França e Estados Unidos.

Assessoria de Imprensa

Gérson Guerreiro - Artista Plástico

(87) 8818-0630
gersongguerreiro@hotmail.com

Desenvolvimento